Ministro da Previdência explicará ao Senado medidas contra fraudes no INSS

 Ministro da Previdência explicará ao Senado medidas contra fraudes no INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, prestará esclarecimentos nesta quinta-feira (15), às 10h, à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) sobre as denúncias de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS. O foco da audiência será a atuação do ministério diante dos valores descontados de aposentados e pensionistas sem autorização prévia.

O convite ao ministro partiu dos senadores Sergio Moro (União-PR), Dr. Hiran (PP-RR) e Eduardo Girão (Novo-CE), por meio de requerimentos que apontam omissão do governo e falhas no combate às irregularidades. Segundo Sergio Moro, mesmo após alertas e reuniões internas, medidas efetivas só foram anunciadas em março de 2024, quando o prejuízo já ultrapassava R$ 250 milhões mensais. Já Eduardo Girão destaca o impacto social das fraudes: “O golpe atinge diretamente idosos em situação de vulnerabilidade, o que exige uma resposta firme e transparente do Estado.”

Além de abordar o caso dos descontos não autorizados, Wolney Queiroz também deverá apresentar informações sobre a modernização da gestão do INSS, o uso dos recursos públicos e as ações para ampliar a transparência e o controle fiscal no âmbito da pasta.

Foto:

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Fonte: Agência Senado

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *