Fernando Saliba toma posse como novo diretor-presidente do ES em Ação e aponta prioridades para a entidade

Novo gestor assume presidência com foco em educação, transparência e desenvolvimento para os próximos três anos à frente da entidade
O Espírito Santo em Ação deu início a um novo ciclo com a posse da Diretoria Executiva e da Presidência do Conselho Deliberativo para a gestão 2025-2028. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (31), no Le Buffet Master, em Vitória, reunindo empresários, políticos e lideranças institucionais, entre eles o governador Renato Casagrande, o vice Ricardo Ferraço e a vice-prefeita da capital, Cris Samorini.
Fernando Saliba, que era diretor de Gestão Pública, assumiu o cargo de diretor-presidente da organização, sucedendo Nailson Dalla Bernardina, que conduziu a entidade nos últimos três anos. Em seu discurso, Saliba destacou os seis eixos prioritários para a nova gestão: educação, transparência pública, turismo e exportação, fortalecimento da rede empresarial, formação de lideranças e segurança.
“O Espírito Santo em Ação seguirá atuando como articulador, com visão, dados e equilíbrio. Nosso papel será, mais do que nunca, conectar, fortalecer e potencializar soluções. Reafirmamos o nosso compromisso com o futuro, mas com os olhos atentos ao passado, porque não abriremos mão das conquistas já alcançadas”, ressaltou o diretor-presidente.
Saliba também reforçou que a entidade seguirá mobilizando a sociedade para a execução do ES 500 Anos, o plano de longo prazo capixaba com horizonte até 2035. “Estamos comprometidos em contribuir para que as metas traçadas nas cinco missões se tornem realidade. Estamos animados e prontos para seguir em frente. O que defendemos e praticamos é o protagonismo compartilhado, porque o futuro do Espírito Santo não se constrói sozinho e sim em rede, com cada instituição cumprindo seu papel e cada liderança somando, de forma ética e comprometida”, explicou.
Ao se despedir do cargo, Nailson Dalla Bernardina reforçou os avanços obtidos em áreas estratégicas, como educação e liderança, e comentou sobre a importância do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo (FEF) para ele, que esteve à frente da coordenação do fórum durante sua gestão.
“Foi um grande aprendizado conviver com os presidentes nesses últimos anos e reafirmo aqui a importância desse colegiado, coordenado agora pelo Paulo Baraona. O FEF é um ativo estratégico para o diálogo intersetorial e em temas transversais, potencializando o alcance das ações do setor produtivo”.
Entre os destaques das atividades do ES em Ação durante sua gestão, Nailson citou o apoio ao programa de tempo integral em 50 escolas municipais de 9 cidades, beneficiando mais de 11 mil alunos.
“Além disso, com o programa Be Leader, promovemos quatro imersões ‘Conectando Lideranças’ e formamos uma comunidade com 80 membros de 24 instituições. De forma muito especial, considero esse programa uma semente promissora, que prepara o Espírito Santo do amanhã com raízes no presente, e faz parte de um dos pilares mais relevantes dentro do ES em Ação, da formação de lideranças”.
Ele também lembrou a criação do Selo de Qualidade em Transparência e do plano de desenvolvimento ES 500 Anos. “Foi uma gestão coletiva e colaborativa, com entregas relevantes e foco na construção de um Espírito Santo mais justo e inovador. Temos um legado coletivo, que deixamos com orgulho para as próximas gerações e que reafirma nossa crença no planejamento de longo prazo como ferramenta real de transformação”, frisou Nailson.
Também na cerimônia, Carlos Aguiar, engenheiro químico e ex-presidente da Aracruz Celulose e da Fibria, foi empossado como novo presidente do Conselho Deliberativo, assumindo o lugar de Luiz Wagner Chieppe. Para Chieppe, é essencial preservar os valores da instituição, já que a entidade é guardiã da ética e da responsabilidade pública, sendo um elo entre diferentes setores em prol do desenvolvimento do estado.
Carlos Aguiar, por sua vez, abordou os desafios nacionais e locais, defendendo a renovação das lideranças e o fortalecimento da economia como pilar para o futuro do Brasil. “Nosso movimento deve continuar influenciando lideranças para que o Espírito Santo e o país mantenham sua trajetória de crescimento com responsabilidade, ética e preparo para as transformações globais”, ressaltou.
A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, elogiou a composição da nova diretoria e reforçou a importância da continuidade. “Esse grupo representa avanços e melhorias na governança. Daqui por diante, o sucesso da nova diretoria será seguir um caminho consistente e pautar temas relevantes para a sociedade”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou os resultados da parceria entre o poder público e o movimento empresarial. “Não é fácil ser empreendedor, seja no setor privado ou no público. Mas essa colaboração com o Espírito Santo em Ação tem gerado resultados excepcionais, como o fortalecimento da cultura do planejamento. Em diversos momentos, essa parceria foi fundamental. Somos os melhores no Enem, por exemplo, e o ES em Ação nos ajudou nisso. Vida longa à entidade”, declarou.
O governador Renato Casagrande também prestigiou a cerimônia e enalteceu o papel do movimento empresarial na história recente do estado. “O Espírito Santo em Ação surgiu em um momento de crise institucional e desde então os desafios não pararam. Enfrentamos questões econômicas, sociais, climáticas e sanitárias, entre outras, e seguimos de pé. Agora, lidamos com os efeitos das tarifas impostas pelos EUA, e tenho certeza de que, com esse nível de organização, vamos vencer mais essa etapa. O protagonismo compartilhado, destacado inclusive no vídeo institucional da entidade, é essencial. O caminho está certo. Parabéns ao movimento”, concluiu.
A nova diretoria do ES em Ação é formada por Tatiana Tristão (Educação), Gabriel Feitosa (Gestão), Bruno Tommasi (Relacionamento com Mantenedores), André Brito (Gestão Pública), Luiz Cordeiro (Desenvolvimento), Sérgio Mileipe (Redes) e Gustavo Ribeiro (Formação de Liderança), além de Luciano Gollner, superintendente.
Conheça a nova diretoria:
Diretor-Presidente
Fernando Peixoto Saliba é assessor de Relações Institucionais da Presidência da EDP ES, ex-diretor-executivo da EDP do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistema de Potência pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, iniciou sua carreira profissional no Grupo EDP, então Escelsa em 1989, como engenheiro e, posteriormente, exercendo diversos cargos de gestão.
Diretor de Gestão
Gabriel Feitosa é diretor de Private Equity e Venture Capital na Apex Partners e Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Fundador da eMEG e do podcast O Gestor, possui ampla experiência em liderança, governança e desenvolvimento de negócios. Atuou como subsecretário de Atração de Investimentos do Espírito Santo e atualmente contribui como diretor voluntário no IBGC-ES e no Cindes. É graduado em Administração pela PUC Minas, com MBA em Logística e Comércio Internacional e mestrado em Administração.
Diretora de Educação
Tatiana Tristão é diretora Administrativa do Grupo Tristão, com formação em Administração e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Está na vice-presidência da Junior Achievement Espírito Santo, é presidente do Comitê de Gestão de Empresas Familiares da Amcham-ES e diretora do Instituto João XXIII.
Diretor de Redes
Sergio Mileipe é formado em Engenharia Mecânica pela Ufes com MBA’s em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é diretor de Operações da Samarco, foi diretor do ES em Ação responsável pela coordenação da Rede Empresarial, é conselheiro independente de Administração na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), conselheiro na Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, e conselheiro e Fundador do Guarapari em Ação.
Diretor de Gestão Pública
André Brito é gerente executivo de Relações Corporativas na Suzano, presidente do Sindipacel, do Conselho Temático de Politica Industrial e Tecnologia (Copin) da Findes, além de conselheiro da Escola de Associativismo e do Copin da CNI. Além disso, é profissional sênior em Relações Corporativas e Governamentais, Licenciamento Ambiental e Direito Empresarial, graduado em Direito, pós-graduado em direito do trabalho e MBA em Administração e Gestão de Empresas.
Diretor de Desenvolvimento
Luis Soares Cordeiro é administrador, pós-graduado em Gestão de Negócios e Conselheiro pela FDC, e Inteligência Empresarial pela FGV. É acionista fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Estel, acionista fundador e presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil S/A, acionista e conselheiro da Apex Partners, sócio e conselheiro do Shopping Oriundi, diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), conselheiro da Findes, conselheiro da Associação do Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear). Também atua de forma voluntária como fundador e vice-presidente da Associação Vidas e presidente do Conselho Curador do Hospital São Camilo em Aracruz-ES.
Diretor de Liderança
Gustavo Ribeiro é diretor Operacional e Institucional da Marca Ambiental. Começou na empresa como estagiário em 2007, na área de Engenharia/Operação e, ao longo dos anos, passou por diferentes cargos até chegar à liderança. Também é ex-presidente do Instituto Líderes do Amanhã (ILA) e graduado em Engenharia Civil pela Ufes.
Diretor de Relacionamento com Mantenedores
Bruno Tommasi é CEO do Grupo Tommasi e da Tommasi Ambiental, formado pela Fafabes em Farmácia e Bioquímica, com mestrado em Bioquímica Clínica pela Universidade de Surrey (Inglaterra) e mestrado em Meio Ambiente e Negócios pela Universidade de Yale (Estados Unidos), além de várias especializações em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral.