Transparência Capixaba e ES em Ação divulgam ranking com o nível de transparência e governança pública das prefeituras do Espírito Santo
A avaliação comparou a existência de mecanismos de transparência e participação no Poder Executivo dos 78 municípios do Estado
A Ong Transparência Capixaba e o ES em Ação, em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, publicará, na próxima terça-feira (7), o Ranking de Transparência e Governança Pública 2025. A avaliação compara mecanismos concretos de transparência e participação social dos 78 municípios do Espírito Santo.
A avaliação foi realizada pela Transparência Capixaba com o apoio do ES em Ação, com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil que analisa mais de 70 critérios divididos em seis dimensões: Legal; Plataformas; Administração e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.
O Ranking de Transparência e Governança Pública 2025 é publicado anualmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que oriente políticas públicas de transparência e governança nos municípios.
Caso queira receber os resultados da avaliação antes do evento, com embargo até o dia do lançamento, responda a este e-mail.
Sobre o ES em Ação
É uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.
Sobre a Transparência Capixaba
É uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.
Foto: transparenciacapixaba

