Projeto quer conscientizar sobre impactos de relações abusivas

 Projeto quer conscientizar sobre impactos de relações abusivas

Objetivo é realizar atividades esclarecendo sobre sinais, riscos e consequências dos relacionamentos abusivos

O deputado estadual Zé Preto (PP) quer instituir a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo no Estado do Espírito Santo. O tema é objeto do Projeto de Lei (PL) 573/2025, que será analisado pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa (Ales).

Pela proposta, na semana que antecede o dia 7 de agosto – data de promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006 – deverão ser promovidos eventos de reflexão e debate público sobre os impactos dos relacionamentos abusivos, conscientizando sobre sinais, riscos e consequências. O incentivo a ações educativas e preventivas voltadas à valorização do respeito mútuo e da saúde emocional nos relacionamentos interpessoais também seria uma premissa.

“De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres são as principais vítimas de relacionamentos abusivos. Esses vínculos são caracterizados pelo controle, manipulação emocional, humilhação, ciúmes excessivos, chantagem, isolamento social, entre outras formas sutis e graves de violência psicológica e até física”, argumenta o autor.

“Viver um relacionamento abusivo compromete a saúde mental e emocional da vítima, e sair desse ciclo exige, além de coragem, apoio psicológico, orientação jurídica e acolhimento por parte da sociedade e do poder público (…). A semana proposta visa justamente criar um ambiente de conscientização, orientação e empatia, dando visibilidade ao tema”, defende Zé Preto.

Confira a íntegra e andamento do PL 573/2025

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *