Motos ganham espaço na Ales em contagem regressiva para mostra inédita
Exposição Itinerante do Museu da História da Moto será aberta oficialmente na quarta-feira (10), às 17 horas, com a presença de customizador renomado
Com a montagem em andamento no pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), a Exposição Itinerante do Museu da História da Moto será oficialmente aberta ao público na quarta-feira (10), às 17 horas. A mostra reúne raridades do motociclismo, arte, customização e história, com entrada gratuita.
Ainda na quarta, às 13 horas, será realizada a reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Ales, que terá a participação do customizador Teydi Deguchi, nome de destaque no cenário internacional e que vai reforçar a importância da exposição e ampliar o diálogo entre turismo, cultura e economia criativa ligada ao universo das motocicletas.. A exposição vai contar ainda com a participação especial do artista Jota Pilatti, que criou telas de sua série exclusiva para o evento. Ele permanecerá no estado de terça-feira (9) a quinta-feira (11) e acompanhará a montagem da estrutura das obras.
As motocicletas já começaram a ocupar o espaço, que está sendo preparado para receber cerca de 30 modelos, entre motos antigas, raras e customizadas, além de acessórios e peças históricas cedidas pela Associação de Colecionadores de Motocicletas Clássicas e Customizadas do Espírito Santo (ACMCC-ES).
No dia da abertura da exposição, Pilatti ficará à disposição na Ales para interagir com os visitantes. As telas feitas especialmente para a exposição são aquarelas que retratam as 12 motocicletas mais icônicas do cinema, unindo arte, cultura pop e memória afetiva.
Entre as obras, estão imagens inspiradas em filmes como “Mad Max”, com Mel Gibson, e “O Exterminador do Futuro II”, estrelado por Arnold Schwarzenegger. As demais telas serão reveladas ao público como surpresa durante a exposição.
A proposta é transformar a Ales em um ambiente cultural e interativo, voltado tanto para apaixonados por motos quanto para o público em geral e busca valorizar a história do motociclismo e sua relação com o desenvolvimento social, cultural e econômico, além de fomentar o turismo e a educação no trânsito. O Espírito Santo conta hoje com mais de 745 mil motocicletas registradas, o que reforça a relevância do tema para a população capixaba.
Serviço
- Exposição Itinerante do Museu da História da Motoo
- 10 a 12 e 15 a 19 de dezembro de 2025
- 8 às 18 horas
- Pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
- Entrada gratuita
Programação do dia 10/12
- 13h: Reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Ales, com participação de Teydi Deguchi
- 15h: Atendimento à imprensa
- 17h: Abertura oficial da Exposição Itinerante do Museu da História da Moto


