Em momento marcado por emoção, OAB-ES homenageia a nova presidente do TJES, desembargadora Janete Vargas Simões, durante Sessão do Conselho Pleno

 Em momento marcado por emoção, OAB-ES homenageia a nova presidente do TJES, desembargadora Janete Vargas Simões, durante Sessão do Conselho Pleno

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) recebeu, nesta sexta-feira (12), a visita institucional da desembargadora Janete Vargas Simões, homenageada durante a última Sessão Ordinária do Conselho Pleno em 2025. Empossada na quinta-feira (11), ela é a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo em 134 anos de história e fez, na Casa da Advocacia — profissão que já exerceu —, seu primeiro discurso pós-posse.

Durante a homenagem, a presidente do TJES ressaltou os desafios enfrentados ao longo da trajetória profissional e destacou que a caminhada até o cargo não foi simples, num cenário marcado por competitividade, mudanças constantes e exigências crescentes. Também reafirmou que sua gestão será pautada pelo diálogo e pela construção conjunta com as instituições do sistema de justiça.

“Não é retórica, Meu compromisso é com o diálogo verdadeiro”, afirmou Janete, reforçando que está aberta a ouvir as demandas da OAB-ES. Ela observou que todos os pedidos serão analisados e reiterou sua disposição para trabalhar por um Judiciário mais equilibrado, social e humanizado. “Tenho certeza que teremos uma caminhada com muita reciprocidade, equilíbrio e ouvindo cada demanda que chegar. Estou muito emocionada”, disse.

A presidente da OAB-ES, Érica Neves, destacou a importância da presença da dirigente do TJES logo no início de sua gestão e a relevância do momento histórico para o Estado. “É uma honra receber a presidente Janete na Casa da Advocacia. Caminharemos juntas, com respeito institucional e compromisso com o fortalecimento do sistema de justiça”, afirmou Érica, que a homenageou com uma placa e flores. O momento foi marcado por emoção, já que a Ordem também vive um episódio histórico: ser comandada por uma mulher pela primeira vez em quase 100 anos.

Estiveram presentes o ex-presidente da OAB-ES, Antônio Augusto Genelhu Junior, e a diretora nacional da OAB, a capixaba Cristina Cordeiro, que fez um breve discurso em nome do Conselho Federal e do presidente Beto Simonetti. Além dos conselheiros titulares e suplentes, acompanharam o momento a diretoria da Seccional — Carlos Augusto da Motta Leal, Eduardo Sarlo, Camila Brunhara e Neffa Junior — e presidentes de subseção.

Posse histórica no Tribunal de Justiça

A posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ocorreu na quinta-feira (11), no novo Salão Pleno do TJES. Eleita por unanimidade, a desembargadora Janete Vargas Simões comandará o Poder Judiciário no biênio 2026/2027, sucedendo o desembargador Samuel Meira Brasil Jr. O momento foi celebrado como um marco histórico, assinalando a primeira mulher a presidir a Corte capixaba.

Fonte: OAB/ES

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *