Vitória concentra o maior número de contratações de profissionais na área da saúde
Happy nurse putting pulse oximeter on senior patient’s finger during his recovery at intensive care unit in the hospital.
Capital liderou saldo de vagas em novembro, seguida por Colatina e Linhares, pelo segundo mês consecutivo. Ao todo, estado conta com mais de 61 mil profissionais de carteira assinada no segmento
Vitória foi o município que mais gerou empregos formais na área da saúde no Espírito Santo em novembro, concentrando o maior saldo de contratações do setor no mês, com 99 vagas preenchidas. Depois da capital, as maiores oportunidades surgiram nos municípios de Colatina (57) e Linhares (18), que aparecem no top 3 no ranking pelo segundo mês consecutivo.
Os dados são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento aponta ainda que o segmento encerrou novembro com saldo positivo de 75 postos de trabalho em todo o estado, sendo registrados 2.137 admissões e 2.062 desligamentos. Ao todo, há um estoque de 61.457 vínculos ativos, o que representa crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2024.
Para o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, os números confirmam a resiliência do setor e refletem tanto a força histórica da capital na área da saúde quanto a existência de um movimento consistente de descentralização. “Vitória se consolida como um dos principais polos empregadores do setor no Espírito Santo, especialmente por concentrar serviços de maior complexidade e atender a demanda da Região Metropolitana e de municípios do entorno”, explicou.
Já o fato de haver dois municípios do interior ocupando a segunda e terceira posições aponta para a estruturação de polos regionais fora da Grande Vitória. “Colatina e Linhares reforçam o movimento de descentralização da oferta de serviços de saúde. Em Linhares, a expansão do emprego está ligada à ampliação da rede hospitalar e de clínicas privadas. Já em Colatina, o bom desempenho reflete a estabilidade das instituições filantrópicas e a manutenção de postos em unidades hospitalares de referência regional”, destacou Spalenza.
A geração de empregos foi liderada pelas atividades assistenciais. Destaque para o atendimento hospitalar, que criou 63 novas vagas, e para a atenção ambulatorial, responsável por 51 postos adicionais.
Sobre o perfil das contratações, em novembro o setor registrou saldo positivo de 100 vagas ocupadas por mulheres. Já os homens apresentaram saldo negativo de 25 postos, o que demonstra a tendência histórica do mercado de trabalho em saúde.
“A saúde é historicamente um setor com forte presença feminina, sobretudo nas funções assistenciais, técnicas e administrativas. Os dados de novembro confirmam essa característica estrutural”, observou André Spalenza.
Oportunidades para os mais jovens
A expansão do emprego foi concentrada entre os jovens de 18 a 24 anos, que responderam por 137 novas vagas, indicando renovação da força de trabalho e maior absorção de recém-formados. O crescimento também se concentrou em trabalhadores com ensino médio completo (97), especialmente em funções técnicas, administrativas e de apoio assistencial.
No contexto geral da economia capixaba, o mercado formal registrou, em novembro de 2025, saldo positivo de 1.009 postos de trabalho, impulsionado principalmente pelos setores de comércio (1.579) e serviços (732), enquanto indústria (-800) e construção (-489) apresentaram retração.
“Esse cenário reforça o papel dos serviços como sustentação do emprego no Espírito Santo. Inserida nesse grupamento, a saúde se destaca por crescer acima da média e por atuar como um elemento estabilizador do mercado de trabalho, menos sensível às oscilações econômicas de curto prazo”, conclui Spalenza.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es. com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).


