Iniciativa institucionaliza o centro de Vitória como rota turística
Avenida Beira-Mar – Centro de Vitória
Objetivo é valorizar a riqueza histórica e cultural da região, traduzida na arquitetura, gastronomia e manifestações populares

Por considerar o centro da capital capixaba um patrimônio vivo e espaço de memória, cultura e pertencimento, marcado por diversidade de usos, o deputado Coronel Weliton (PRD) apresentou proposta para criar a Rota do Centro Histórico de Vitória. O Projeto de Lei (PL) 659/2025 inclui o reconhecimento no anexo da lei que consolida a criação de rotas turísticas no ES (Lei Estadual 12.017/2023).
A medida declara e divulga o relevante interesse turístico e cultural do centro. A iniciativa de Coronel Weliton leva em consideração o patrimônio histórico e arquitetônico, manifestações religiosas, culturais e populares, a gastronomia e a boemia local, “reforçando sua relevância para a identidade, a economia criativa e o turismo do Estado”.
“O Centro de Vitória é o marco inicial da capital capixaba, formado na Cidade Alta no século XVI, de onde partiu a expansão urbana em direção ao comércio, serviços e porto. Ao longo do tempo, especialmente no século XX, passou por transformações urbanísticas, mas preserva patrimônio arquitetônico e cultural relevante, como catedral, capelas, teatros e sobrados históricos. Hoje, configura-se como espaço plural de trabalho, fé, cultura e lazer”, ressalta o autor em mensagem aos pares.
Reforçando os múltiplos usos do local, o PL 659 traz um anexo com mapa de bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, hotéis, pontos turísticos e espaços criativos do centro.
A matéria passará pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
