Nível de confiança do comércio capixaba é o maior do Sudeste e segue acima da média nacional
Two male friends looking at clothes in a clothes shop
Índice registrou 112 pontos em janeiro deste ano, sinalizando confiança sustentada, com maior propensão a investimentos, contratações e expansão das atividades
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Espírito Santo alcançou 112 pontos em janeiro deste ano, mantendo-se acima da zona de satisfação (100 pontos) e registrando o melhor desempenho entre os estados do Sudeste. O resultado também supera a média nacional, de 104,9 pontos, reforçando a posição de destaque do comércio capixaba no cenário regional e brasileiro.
Na comparação mensal, o índice apresentou leve variação negativa de -0,3% em relação a dezembro de 2025, quando marcou 112,3 pontos. Ainda assim, desde junho do ano passado, o ICEC permanece em patamar confortável, sinalizando confiança sustentada, com maior propensão a investimentos, contratações e expansão das atividades.
No balanço interanual, o Espírito Santo registrou retração de 1,4%, percentual inferior ao observado no Brasil (-3,8%) e em estados como Minas Gerais (-9,0%) e São Paulo (-3,7%). Os dados, segundo coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, indicam um início de ano marcado por maior cautela, típico do período pós-festas, mas sem perda significativa do otimismo, e confirmando a resiliência da economia capixaba diante do cenário nacional.
“Mesmo com o ajuste pontual no mês, o comércio capixaba segue com nível de confiança elevado, acima da média nacional e liderando o Sudeste. Isso demonstra um ambiente de negócios mais equilibrado e condições favoráveis para decisões empresariais ao longo do ano”, avalia André Spalenza.
As análises fazem parte do levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O ICEC é um indicador mensal antecedente que acompanha a percepção dos empresários do comércio sobre as condições atuais da economia, expectativas futuras e propensão para investir, contratar e ajustar estoques.
Entre os subíndices, destaque para as “Condições Atuais” das empresas com mais de 50 funcionários, que alcançaram 108,4 pontos, com crescimento de 5,4% no mês e expressivo avanço de 34,2% na comparação interanual. O resultado indica uma percepção mais favorável por parte das empresas de maior porte, que contam com estrutura financeira e operacional mais robusta para sustentar o nível de atividade.
As “Expectativas Futuras” seguem em patamar elevado. As empresas com mais de 50 funcionários registraram 138,9 pontos, com crescimento de 17,4% em relação a janeiro de 2025, apesar da retração mensal de -5,4%. Já os negócios com até 50 funcionários alcançaram 134,1 pontos, ambos acima da zona de satisfação, refletindo expectativas mais favoráveis quanto à demanda, ao desempenho dos negócios e às decisões de investimento no curto prazo.
Já o indicador de “Intenções de Investimento” também permaneceu acima do nível de satisfação para as empresas em geral, com 114,4 pontos.
A pesquisa completa está disponível em portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Crédito é Envato.
