Encontro gratuito no Parque Cultural Casa do Governador discute identidade brasileira e cultura
Andressa Rocha e Leonardo Moraes comandam palestras neste sábado (27); atividade integra a agenda anual do Ciclo de Formação, programa educativo aberto ao público
A terceira edição do Ciclo de Formação realiza mais um encontro neste sábado (27), às 9h30, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A programação investiga as relações entre arte, identidade nacional e práticas educativas emancipatórias, dividida em dois momentos: a pesquisadora em artes visuais Andressa Rocha apresenta a palestra “Antropofagia, crítica e descolonização: disputas pela imagem do Brasil”; em seguida, o artista, pesquisador, educador e curador Leonardo Moraes aborda “Escola B: redistribuição, acesso e criação de rede”. Para participar, basta realizar inscrição gratuita pelo formulário eletrônico https://forms.gle/ ZJXE1nZgztxkYGvN9.
Na palestra, Andressa Rocha propõe uma reflexão sobre a antropofagia como conceito ligado à construção da identidade brasileira no modernismo. A pesquisadora discute como essa ideia, apesar de importante para a cultura nacional, também pode reproduzir visões coloniais e racistas. A conversa parte de sua pesquisa sobre o tema e dialoga com artistas como Rubem Valentim, que valoriza referências afro-brasileiras em sua obra, e mapas de Jaime Lauriano, que aborda as violências presentes na formação histórica e simbólica do Brasil.
Andressa Rocha é pesquisadora em Artes Visuais e bacharel em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Sua pesquisa investiga a presença do legado antropofágico no fim do projeto moderno, analisando sua continuidade e inflexão diferencial na obra de artistas afro-brasileiros. Também atuou em projetos curatoriais e pesquisas ligadas a instituições e exposições nacionais e internacionais. Desde 2020, dedica-se ao acompanhamento crítico de processos artísticos.
Já Leonardo Moraes apresenta uma reflexão a partir da experiência da Escola B, iniciativa criada dentro da Batekoo. A proposta aborda a formação cultural como ferramenta de ampliação de acesso, circulação de saberes e criação de oportunidades para pessoas historicamente afastadas desses espaços. O encontro também discute como cultura, educação e mercado podem se conectar por meio de redes construídas nos próprios territórios culturais.
Leonardo Moraes é artista, pesquisador, educador e curador. É licenciado em Música e especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CeU) e em Gestão Cultural e Indústria Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro-fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa Etnomusicológica NEGÔ e atua como professor colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Na gestão cultural, coordena as ações educativas do Programa Cultura do Sesc Nacional e dirige as ações formativas da BATEKOO pela Escola B. Enquanto curador, tem desenvolvido suas contemporâneas pesquisas com foco nas poéticas políticas das juventudes.
Sobre o Ciclo de Formação
O programa desenvolvido pelo Escola Viva de Artes (EVA) do Parque Cultural Casa do Governador promove uma agenda contínua de práticas, pesquisas e ações voltadas à interface entre arte, educação e meio ambiente. Em 2026, todas as atividades ocorrem presencialmente no Parque, aos sábados pela manhã, ao longo do ano. Os conteúdos também serão disponibilizados posteriormente no canal do YouTube do Parque.
Serviço | 3º encontro do Ciclo de Formação 2026
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Data: sábado, 27 de maio
Horário: 9h30
Horário: 9h30
Temas das palestras: “Antropofagia, crítica e descolonização: disputas pela imagem do Brasil”, com Andressa Rocha, e “Escola B: redistribuição, acesso e criação de rede”, com Leonardo Moraes.
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/ ZJXE1nZgztxkYGvN9
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 30 obras, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio da EDP, da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes, esses por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também da ArcelorMittal.


