Justiça aprova lista de agressores de animais Medidas de proteção aos animais estiveram entre as 21 iniciativas avaliadas pelo colegiado que dá parecer sobre a constitucionalidade dos projetos que tramitam na Ales

 Justiça aprova lista de agressores de animais  Medidas de proteção aos animais estiveram entre as 21 iniciativas avaliadas pelo colegiado que dá parecer sobre a constitucionalidade dos projetos que tramitam na Ales

A Comissão de Justiça aprovou nesta terça-feira (21) matéria que busca criar no Espírito Santo a “ficha suja” para quem maltrata animais. O Projeto de Lei (PL) 511/2023 é de autoria da deputada Janete de Sá (PSB) e cria o Cadastro Estadual de Pessoas Punidas por Maus-tratos a Animais.

O instrumento proposto deverá conter nome e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou a razão social e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de apontar o tipo de sanção sofrida. A autora lembra que o Código Estadual de Proteção Animal (Lei 8.060/2005) proíbe condenados por maus-tratos de terem animais domésticos por um período de cinco anos, mas que há dificuldade de evitar novas tutelas. O cadastro auxiliaria os abrigos nessa questão.

Fotos da reunião

Também de Janete de Sá, o colegiado de Justiça acolheu o PL 570/2023, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Esporotricose. A autora explicou a importância de estender aos bichos o mesmo controle que já existe na saúde pública para os humanos. O tema foi discutido mais cedo em reunião conjunta das comissões de Saúde e de Bem-Estar dos Animais com representante do Executivo estadual.

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *