Cidades inteligentes e sustentáveis, segurança jurídica e os impactos da reforma tributária no setor de obras serão destaques em feira da construção

 Cidades inteligentes e sustentáveis, segurança jurídica e os impactos da reforma tributária no setor de obras serão destaques em feira da construção
Segunda edição da ES Construção Brasil vai ser realizada na próxima semana, no Pavilhão de Carapina, com especialistas reunidos para debates estratégicos voltados à cadeia construtiva capixaba
Com o futuro do setor da construção em pauta, a ES Construção Brasil 2025 – o principal evento do segmento no estado – será palco de palestras, debates e painéis com temas cruciais para os dias atuais como segurança jurídica, cidades inteligentes, práticas ESG e os impactos da reforma tributária. A segunda edição da feira vai ser realizada na próxima semana, entre os dias 16 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina, com a temática “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades”.
Na quarta-feira (16), primeiro dia da feira, às 15h30, no Auditório Construção, o painel “Cidades planejadas e sustentáveis” promoverá o encontro de especialistas como Hugo Serra (Strato Urbanismo/SP), Paulo Takito (Urban Systems/SP), Felipe Stracci (Studio Plantar Ideias/SP), Dyogo Henrique (Eythan Magal/SP) e Myriam Tschiptschin (Centro de Tecnologia da Edificação – CTE/SP) para debater as cidades inteligentes.
Para Felipe Stracci, diretor criativo da Studio Plantar Ideias e arquiteto e paisagista responsável pela revitalização do Parque Ibirapuera (SP), o conceito de cidades planejadas e sustentáveis está intrinsecamente ligado à eficiência dos processos urbanos, como a entrega e o tratamento de infraestruturas essenciais (água, energia e esgoto), além da qualidade dos serviços (limpeza, segurança e manutenção).
“Tudo isso deve ser eficiente e é importante que esteja associado a aspectos como o próprio deslocamento dentro da cidade, de maneira rápida e fluida, permitindo que a economia se potencialize, que as pessoas ganhem qualidade de vida e que tenhamos menos desgaste de energia, de recursos e de tempo”, explica Stracci.
Arquiteta urbanista e head de Smart Cities do Centro de Tecnologia da Edificação (CTE), Myriam Tschiptschin também participa do painel de abertura e salienta a importância de contextualizar o assunto considerando que o mundo vivencia um aquecimento global e mudanças climáticas cada vez mais intensas e frequentes, sendo necessário refletir em como as construções vão se adaptar a esse cenário. “A ideia durante o painel é trazer cases, exemplos da aplicação de diferentes estratégias de sustentabilidade, do ponto de vista ambiental, mas também visando o desenvolvimento de comunidades inclusivas e saudáveis”, completou Tschiptschin.
A quinta-feira (17), segundo dia do evento, será dedicada a discussões econômicas e jurídicas. O painel “Impactos da reforma tributária na construção e mercado imobiliário” contará com a participação do deputado federal e relator da Reforma Tributária, Reginaldo Lopes; do presidente executivo da CBIC, Fernando Guedes; e da contadora da Tasso & Scalzer Contabilidade Carla Tasso.
A programação do dia ainda incluirá a discussão sobre “Segurança jurídica com foco na construção civil”, apresentada pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Augusto Junho Anastasia; pela promotora de Justiça e dirigente do CAOA/MP-ES, Bruna Legora de Paula Fernandes; e pelo vice-presidente da OAB-ES e assessor jurídico do Sinduscon-ES, Carlos Augusto da Motta Leal.
Na sexta-feira (18), a programação trará três abordagens práticas e voltadas para tecnologia e performance. A primeira será o painel “Construção 4.0 – O papel do BIM na transformação digital do setor”, com a presença do arquiteto urbanista e BIM manager na Reta Engenharia, Lucas Fukuda; da arquiteta e urbanista no TechLab Natália Nakamura Barros; e da arquiteta urbanista e consultora do Sinduscon-ES Liliam Araújo.
Em seguida, serão abordados temas como “Estabilização e reforço de solos para construção civil sustentável”, com os engenheiros civis e professores da Ufes/ES Patrício José Moreira Pires e Uberecilas Fernandes Polido.
O dia terá ainda discussões sobre “Inovação como ferramenta de gestão e ganhos de produtividade na construção”, apresentada por Francisco Carvalho, cofundador da Timenow Engenharia e conselheiro de Inovação e Tecnologia do LIDE ES.
“Na construção civil, especificamente, há muitas tecnologias sendo desenvolvidas e apresentadas ao mercado todos os dias, mas quais delas, de fato, têm relevância para o negócio? Isso vai depender da estratégia de cada empresa, seja para construir em tempo recorde ou sem pressa, se a construção é popular ou de alto padrão, se é em locais remotos ou não, ou se o custo é fator determinante. Enfim, não há receita pronta. Cada negócio precisa de uma solução diferente e só haverá chance de sucesso se houver um modelo de gestão adequado”, aponta Carvalho.
Durante a palestra, Francisco Carvalho abordará cases e explicará como foi possível transformar o DNA da empresa Timenow para que tudo o que pudesse gerar ganho de produtividade fosse potencializado, desde um processo administrativo até uma operação em canteiro de obras.
Para encerrar a programação, Rossini Macedo, conhecido como “Tonho dos Couros”, levará bom-humor e motivação com a palestra “Liderar com humor aproxima o colaborador”.
A feira
A segunda edição da ES Construção Brasil terá uma programação diversificada, com exposição de produtos e serviços, palestras técnicas e motivacionais, rodadas de negócios e batalha de startups construtechs. A expectativa é gerar R$ 600 milhões em negócios, no prazo de um ano.
A solenidade de abertura oficial da feira será na quarta-feira (16), às 17h30, com a presença de autoridades locais, empresários, especialistas e palestrantes.
A feira é realizada pelo Sinduscon-ES, organizada pela Vozes, com a correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Os patrocinadores são: Crea-ES, Banestes, Bandes, Caixa, Sicoob, MRV e ES Gás. O evento conta ainda com o apoio do Sebrae-ES, Findes, Sesi, Senai, Aderes, Mútua, Confea, CAU, Acomac/Sindimat, Marca Ambiental, Quality Hotel Aeroporto Vitória e Let’s Atlântica.
A entrada e o estacionamento são gratuitos e o credenciamento pode ser feito de forma antecipada por meio do site https://esconstrucaobrasil.com.br/.

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *