Ales debate fim da obrigatoriedade das autoescolas
Tema que está na pauta nacional será discutido em reunião da Frente Parlamentar de Prevenção e Defesa às Vítimas de Acidente de Trânsito
Um assunto que está na agenda nacional de debate será discutido na Assembleia Legislativa (Ales) na próxima semana: o fim da obrigatoriedade das autoescolas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Frente Parlamentar de Prevenção e Defesa às Vítimas de Acidente de Trânsito, liderada pelo deputado Coronel Weliton (PRD), colocará o tema em pauta em reunião na quarta-feira (12), às 14 horas, no Auditório Augusto Ruschi.
O novo modelo proposto pelo governo federal permite que o candidato escolha como se preparar para os exames: contratando aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) – as chamadas autoescolas – ou por meio de um instrutor autônomo credenciado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
O governo federal alega que a mudança vai diminuir os custos para obtenção do documento, ampliando, assim, o acesso à habilitação para as pessoas de baixa renda. Países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra adotam modelo similar. Por outro lado, preocupações com a segurança no trânsito e com os impactos financeiros têm sido levantadas pelo setor de autoescolas.
Foram convidados representantes do Executivo estadual; das secretarias da Casa Civil e de Segurança Pública; do Detran-ES; do Conselho Estadual de Trânsito; das representações sindicais do setor de autoescolas; entre outros interessados no tema.
Foto: Divulgação/Agência Brasil

