Visita mediada conecta obra de Marcos Martins com a ancestralidade no Parque Cultural Casa do Governador

 Visita mediada conecta obra de Marcos Martins com a ancestralidade no Parque Cultural Casa do Governador
Edição especial de visita mediada ocorre neste sábado (13). No mesmo dia, o Parque oferece uma oficina de fotografia
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza neste sábado (13), às 14h, uma visita mediada especial dedicada às relações entre barro, habitação, território e ancestralidade, com passagem por obras do Bosque das Esculturas. No mesmo dia, as educadoras do Parque promovem uma oficina que explora a técnica da antotipia, processo fotográfico histórico que utiliza pigmentos naturais de plantas para criar imagens monocromáticas. A entrada é gratuita e, para participar, basta demonstrar interesse na recepção.
O percurso se inicia pela escultura “Navegantes”, de Marcos Martins, recém-inaugurada no acervo do Parque em homenagem ao legado do artista na arte contemporânea. A obra apresenta um barco em pau-a-pique que parece flutuar acima do solo, orientado em direção ao mar. Em seguida, os visitantes percorrem “Sutilezas do Tempo”, de Castiel Vitorino Brasileiro, e “Mangue”, de Fernando Augusto, até chegar ao forno de buraco, onde tradição, memória e matéria se articulam de forma marcante.
Sob a condução de Henrique Nascimento, educador do Parque Cultural Casa do Governador, artista e pesquisador formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a atividade aprofunda os diálogos entre arte e memória, conectando técnicas tradicionais, perspectivas contemporâneas e práticas que fortalecem o vínculo entre território e criação artística.
Oficina de antotipia
Mais cedo, a partir das 10h, as educadoras Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza conduzem a oficina “Antotipia: o que a luz revela?”, que apresenta a técnica baseada em um processo fotográfico histórico que utiliza pigmentos naturais de plantas para criar imagens monocromáticas.
O encontro aprofunda a experiência com processos artesanais da imagem, ressaltando a potência do universo analógico e criando pontes sensíveis com a mostra “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, que traz um recorte do acervo da Coleção Itaú Cultural, em cartaz na Galeria Gabinete.
A participação é por ordem de chegada, e menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Serviço
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Data: Sábado, 13 de dezembro
10h – Oficina “Antotipia: o que a luz revela?”
14h – Visita mediada especial
Para participar, basta demonstrar interesse na recepção. A entrada é gratuita.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 34 obras, sendo 23 permanentes e 11 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
É proibido retirar plantas do parque;
Não é permitido alimentar os animais;
Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;
Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;
As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *