Diretoria do Conselho das Mulheres toma posse na Assembleia
A nova presidente do colegiado é a advogada Thâmara Trancoso Gomes e a vice-presidente é a defensora pública Fernanda Prugner. Também compõem a mesa diretora do Cedimes Maria José Marcondes Pimenta (secretária-geral); Yara Marina da Silva Paulino (primeira-secretária); e Leilany Santos Moreira (segunda-secretária).
O novo comando fica no cargo até o final do primeiro semestre de 2027 (período que corresponde à segunda metade do triênio 2024-2027). Na primeira metade do triênio (2024-2025) ficou à frente do conselho o governo do estado, sob a responsabilidade de representante da Secretaria Estadual das Mulheres. Já a gerência na segunda metade (2026-2027) ficará a cargo da sociedade civil.
Pauta de trabalho
A presidente empossada informou que um dos objetivos de sua gestão é discutir e atualizar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. “A gente está com o objetivo de voltar a essa discussão e deixar esse plano estruturado”, adiantou Thâmara.
Também devem permanecer em pauta os temas relacionados à violência de gênero. Um deles é a violência obstétrica: “A gente quer dar continuidade aos seminários sobre a violência obstétrica, que infelizmente é muito recorrente. E é um momento em que a mulher está muito fragilizada”, comentou.
A nova vice-presidente Fernanda Prugner complementou: “Sem dúvida, o feminicídio e a violência doméstica e familiar são sempre discutidos dentro do conselho. O conselho é deliberativo, é fiscalizador, então a gente tem um plano estadual que a gente precisa repactuar esse ano com ações concretas do Estado e da sociedade civil”, reforçou a defensora pública.
Cedimes
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes) tem o objetivo de propor ao Poder Público políticas que assegurem os direitos das mulheres, considerando as especificidades desse segmento populacional.
A cerimônia de posse foi prestigiada por representantes do Executivo, Judiciário, Defensoria Pública, Tribunal de Contas, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), entre outros órgãos e instituições.
Foto: Paula Ferreira
Fonte ALES

