Intenção de consumo das famílias capixabas atinge um dos maiores níveis para o mês de janeiro desde 2016
Woman showing something to her boyfriend in the shopping mall
Índice do Espírito Santo cresceu 1,8% e alcançou 108,6 pontos, superando as médias nacional e do Sudeste
A intenção de consumo das famílias do Espírito Santo alcançou, em janeiro, um dos maiores patamares da série histórica para o mês desde 2016, reforçando um cenário de maior confiança do consumidor no estado. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 1,8% em relação a dezembro, atingindo 108,6 pontos e mantendo-se acima do nível de satisfação, fixado em 100 pontos.
O desempenho do Espírito Santo ficou acima dos principais recortes de comparação. No mesmo período, o ICF nacional marcou 105,7 pontos e a média do Sudeste, 106,8 pontos. O indicador reflete um ambiente econômico local mais estável, com maior disposição das famílias para consumir e planejar suas finanças.
Os números estão no relatório do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O resultado de janeiro foi impulsionado pelo comportamento positivo da maior parte dos sete subíndices que compõem o ICF. O principal destaque foi a Segurança em Relação ao Emprego Atual, que avançou 1%, alcançando 130 pontos. O Nível de Consumo Atual registrou crescimento expressivo de 7,5%, atingindo 101,6 pontos, o maior resultado para o mês desde janeiro de 2018. Também apresentaram avanço a Perspectiva de Consumo (3,9%) e o Acesso ao Crédito (3,1%), ambos permanecendo acima do nível de satisfação.
Para André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, os dados apontam para um cenário positivo ao longo do ano. “A manutenção do ICF em patamar de satisfação, associada a resultados historicamente elevados para o mês de janeiro e ao desempenho superior às médias nacional e regional, indica um ambiente mais seguro para o planejamento financeiro das famílias e cria perspectivas favoráveis para o comércio capixaba em 2026”, avalia.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es. com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, ações itinerantes e presença em todos os municípios capixabas – de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
