Interior capixaba amplia empregos em 2025
professional technician engineer checking mechanical factory equipment for using on industry machine, foreman with safety hard hat helmet working to maintenance control production job in manufacturing
Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares integram ranking das cidades que mais criaram vínculos formais de trabalho no ano
O interior do Espírito Santo ganhou protagonismo na geração de empregos formais em 2025 e apresentou crescimento mais intenso do que a Região Metropolitana da Grande Vitória. No acumulado do ano, os municípios do interior criaram 7.084 novos postos com carteira assinada, enquanto a Grande Vitória respondeu por 6.732 vagas. Em termos proporcionais, o estoque de vínculos formais avançou 2,0% no interior, frente a 1,2% na Região Metropolitana. As análises fazem parte do Connect Fecomércio-ES, com base nos dados do Mercado de Trabalho Formal (CAGED-MTE).
Entre os dez municípios que mais geraram empregos ao longo de 2025, quatro são do interior capixaba: Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Aracruz, inclusive, liderou o ranking estadual com a criação de 2.524 vagas formais, volume praticamente duas vezes superior ao registrado por Cariacica, segunda colocada, com 1.293 novos vínculos.
Aproximadamente metade das vagas do primeiro colocado foi aberta pela indústria. É um resultado que evidencia a relevância do polo industrial de Aracruz para a geração de emprego e para a diversificação da base produtiva estadual.
Outro destaque foi Anchieta, que registrou saldo positivo de 1.176 postos e apresentou o maior crescimento proporcional entre os municípios do ranking (20,3%). Cachoeiro de Itapemirim teve 1.162 novos postos, e Linhares, 1.142. Na Região Metropolitana, destacaram-se Serra (1.281 vagas), Vitória (1.186), Guarapari (1.072), Viana (907) e Vila Velha (845).
Segundo André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, os dados indicam uma mudança importante na dinâmica econômica do estado. “O crescimento mais intenso do emprego no interior mostra que a atividade econômica está mais distribuída. Isso fortalece o desenvolvimento regional e reduz a concentração de oportunidades apenas na Grande Vitória”, destaca.
No resultado consolidado do estado, o Espírito Santo encerrou 2025 com saldo líquido de 13.816 novos empregos formais, apesar do fechamento de 9.972 postos em dezembro. Segundo André Spalenza, a retração registrada no último mês de 2025 seguiu o padrão nacional, marcado por ajustes de fim de ano, encerramento de contratos temporários e desaceleração após o pico de consumo da Black Friday e do Natal.
A pesquisa completa está disponível em portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Crédito: Envato.
