Exposição “Moderna para Sempre” atrai público de diversos estados ao Parque Cultural Casa do Governador

 Exposição “Moderna para Sempre” atrai público de diversos estados ao Parque Cultural Casa do Governador
Em cartaz na Galeria Gabinete até o próximo dia 22, a mostra reúne 43 obras de 14 artistas da Coleção Itaú Cultural que tiveram papel central na consolidação da fotografia modernista no país
Com um alcance que ultrapassa as divisas do Espírito Santo, a exposição “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, da Coleção Itaú Cultural, já atraiu mais de 4.100 visitantes ao Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O balanço parcial aponta uma forte captação de público nacional, registrando visitantes vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal, além do público cativo da Grande Vitória. Interessados em conferir o recorte da Coleção Itaú Cultural têm até o dia 22 de fevereiro (domingo) para visitar a Galeria Gabinete.
Moderna para Sempre” apresenta 43 obras de 14 artistas ligados ao Foto Cine Clube Bandeirante, grupo que revolucionou a fotografia no Brasil nas décadas de 1940 e 1950, e traz obras dos fotógrafos Ademar Manarini, Eduardo Enfeldt, Eduardo Salvatore, Gaspar Gasparian, Georges Radó, Geraldo de Barros, German Lorca, Gunter E. G. Schroeder, João Bizarro da Nave Filho, José Yalenti, Lucilio Correa Leite Júnior, Osmar Peçanha, Paulo Pires e Rubens Teixeira Scavone.
“Atentos às transformações que ocorriam no mundo, os fotógrafos modernistas brasileiros devoraram influências para criar uma nova fotografia, que teve como premissa uma leitura essencialmente criativa e de ruptura”, explica o curador Iatã Cannabrava.
A mostra percorreu diferentes cidades do Brasil e do exterior, com variados recortes, como Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, além de Vitória, e agora se despede do público em Vila Velha. Em São Paulo, foi apresentada no próprio Itaú Cultural, em 2014, com o conjunto completo de 115 imagens de 26 artistas. No exterior, esteve em Assunção, no Paraguai; Cidade do México, no México; Lima, no Peru; Buenos Aires, na Argentina; em Montevideo, no Uruguai; e em Santiago, no Chile.
“Ao reunir obras de grandes nomes do modernismo, a mostra permite aos capixabas revisitarem um capítulo fundamental da história brasileira por meio da fotografia. É uma honra para o Parque Cultural Casa do Governador receber esse conjunto e compartilhar essa experiência com o público”, afirma Mirella Schena, gestora e coordenadora artístico-cultural do Parque.
Serviço | Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira
Local: Galeria Gabinete, no Parque Cultural Casa do Governador. R. Santa Luzia, s/n – Praia da Costa, Vila Velha
Horários de funcionamento – até 22 de fevereiro
De terça-feira a sábado, das 8h às 17h (com última entrada às 16h)
Domingos e feriados, das 8h às 15h (com última entrada às 14h)

Visita mediada à Galeria Gabinete
  • Com agendamento: terça a sexta às 8h30, 10h30, 13h30 e 15h30
Enviar solicitação com antecedência para o email agendamento.educativo@parquecasadogovernador.com.br e aguardar confirmação de disponibilidade.
  • Sem agendamento: sábado, às 10h e às 14h; e domingo, às 13h30

Retirada de ingressos gratuitos
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 34 obras, sendo 23 permanentes e 11 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio da EDP, da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes, esses por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também da ArcelorMittal.

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *