Alunos do CEET Vasco Coutinho conquistam prêmio e reconhecimento com curta ‘Inexorável’
O curta aborda as complexas relações de gênero e a violência urbana, destacando-se em festivais de cinema e recebendo apoio pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo.
O curta-metragem Inexorável, idealizado e produzido na disciplina de Projeto Experimental por alunos do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET) sob a orientação do professor Haroldo Vidal, teve sua produção completa, desde a pré até a pós-produção, realizada entre agosto e dezembro.
Inexorável um filme de (@_galini) é uma narrativa que explora as complexas relações de gênero e as tensões do ambiente de trabalho de uma jornalista em um cenário de violência urbana. A trama segue uma mulher cuja determinação é palpável, assim como a intensidade emocional que ela carrega. Como repórter investigativa em um jornal no centro da cidade, ela se dedica a descobrir a verdade e a expor a injustiça.
O filme foi contemplado pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, no município da Serra, por meio do Edital N° 004/2023. A produção teve início antes do começo oficial da matéria de projeto experimental. Motivados pelo desejo de criar uma obra de ficção e suspense, os alunos desenvolveram o roteiro durante as férias e iniciaram a pré-produção assim que a disciplina começou.
Com o roteiro em mãos, a equipe desenvolveu seus respectivos setores e, após dois meses de pré-produção, realizou a primeira diária de gravação. Ao todo, foram cinco diárias de gravação, incluindo duas no período noturno. As locações incluíram a TVE Espírito Santo e o Jeremias Hostel Bar. No quinto e último mês do projeto, a equipe dedicou-se à edição, finalização e preparação para a entrega do curta-metragem e a apresentação do projeto experimental, que recebeu a nota máxima.
“Como produtor, posso dizer que entre os desafios enfrentados durante o projeto, os maiores foram conseguir autorização para gravar cenas do filme em uma rua no centro de Vila Velha em horário noturno e com certeza conciliar as outras disciplinas do curso com a de projeto experimental”, afirmou Matheus Diniz, produtor do curta.
O curta participou do 1° Festival de Cinema Feminino Pode Ponto Cine (2024), em Goiânia, e também foi exibido no dia no último dia 08 de junho, na Mostra Novas Olhares do Festival Crias Lab, no Centro de Vitória, fazendo assim sua estreia oficial no Estado. Além da apresentação do curta, a diretora Aline Galini participou de um bate-papo sobre o filme.
“Projetos como o curta-metragem Inexorável são fundamentais para incentivar a criatividade e a inovação, desenvolvendo habilidades técnicas, artísticas e o pensamento crítico. A dedicação desses alunos do CEET Vasco Coutinho é um exemplo inspirador do potencial transformador da educação e da importância de apoiar iniciativas que fomentem o talento e a originalidade”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
CEET Vasco Coutinho
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Vasco Coutinho (CEET) é uma instituição pública de ensino técnico e profissionalizante que oferece cursos nas áreas de comunicação, informática, eletrônica e outras. A instituição tem infraestrutura moderna e qualificada equipe de professores, proporcionando aos alunos uma formação de qualidade para o mercado de trabalho.