Produtores aprendem regras para comercializar pó de café

 Produtores aprendem regras para comercializar pó de café

Requisitos de qualidade e rotulagem do café torrado e moído foram apresentados em palestra na Feira Capixaba da Agroindústria

O Espírito Santo se destaca na produção de uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo: o café. Na 2ª edição da Feira da Agroindústria – que está sendo realizada na área externa da Assembleia Legislativa (Ales) até sexta-feira (7) – os visitantes podem conhecer cafés de várias regiões do estado.

Fotos do 3º dia da Feira Capixaba da Agroindústria

Além disso, os produtores que estão expondo no evento também podem se atualizar sobre as regras específicas relativas aos seus produtos. Na manhã desta quinta-feira (6), os cafeicultores participaram de palestra sobre as normas para comercialização de café torrado e moído – o pó de café.

O auditor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Marcelo Sobreira explicou quais são as exigências que eles precisam seguir para poder colocar seus produtos no mercado.

Sobreira detalhou a Portaria 570/2022 do Mapa, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado, como os requisitos de qualidade e de rotulagem dos produtos.

Por exemplo, os cafés que apresentem mais de 1% de impurezas são desclassificados e não podem ser comercializados. Essas impurezas só podem ser provenientes da própria espécie, como palhas, paus e cascas do café.

Já os produtos com outros elementos estranhos, com odor desagradável ou outros problemas também são desclassificados pelo Ministério da Agricultura. A agroindústria precisa funcionar de forma separada da moradia e deve ter área de recepção de matéria-prima separada, também, da área de torrefação e moagem.

Culinária

A programação da parte da manhã contou, ainda, com dois cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os alunos puderam aprender receitas com tilápia, com o instrutor Fabiano Giori, e, também, a preparar pães e pizzas, com a instrutora Kelly Cristina Alves Feitosa.

 

 

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *