Cartas escritas por estudantes durante a pandemia retornam aos autores quatro anos depois em Cachoeiro de Itapemirim
Em dezembro de 2025, cartas escritas em 2021 por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, foram postadas nas agências dos Correios do município. Ao todo, 64 mensagens produzidas durante o período da pandemia de Covid-19 tiveram como destino os próprios autores, quatro anos depois.
A iniciativa integrou o projeto “Cartas para o Futuro”, idealizado e desenvolvido há 15 anos pela professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini. Em 2021, a proposta foi realizada pela quarta vez na escola. Na ocasião, os estudantes escreveram cartas para si mesmos, refletindo sobre sonhos, medos, expectativas e desejos, com a orientação de que os textos seriam enviados apenas em 2025, período que já haviam concluído o Ensino Médio e iniciado uma nova etapa da vida.
O projeto teve como base o trabalho com a escrita como forma de registro da memória, da identidade e do tempo. Durante o ano letivo de 2021, os alunos desenvolveram atividades com gêneros textuais relacionados às chamadas “escritas de si”, como diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal, utilizando a linguagem como instrumento de expressão e reflexão sobre o contexto histórico vivido.
Segundo a professora responsável, a proposta também buscou estimular os estudantes a registrarem suas vivências durante um período marcado por incertezas, fortalecendo a esperança e a construção de projetos de vida. “Mais do que cartas, são testemunhos de um período difícil da nossa história. Eu não podia permitir que essas vozes ficassem esquecidas, guardei esses escritos por quatro anos, com muito carinho”, afirmou a professora Patrícia Peres.
As correspondências começaram a ser entregues nas primeiras semanas de janeiro de 2026.
Fonte: SEDU ES


