Jorge Gerdau é presença confirmada na entrega oficial do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo — ES 500 Anos 

 Jorge Gerdau é presença confirmada na entrega oficial do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo — ES 500 Anos 
O empresário participa de painel sobre os caminhos para uma governança mais inovadora, competitiva e sustentável no evento de apresentação e entrega do Plano
ES 500 Anos, no dia 3 de julho, no Cais das Artes
Jorge Gerdau, uma das vozes mais respeitadas do empresariado brasileiro, é o palestrante confirmado para o painel “Caminhos para uma governança mais inovadora, competitiva e sustentável”, na cerimônia oficial de apresentação e entrega do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo — ES 500 Anos, que acontece no dia 3 de julho, quinta-feira, às 14h30, no Cais das Artes, em Vitória. A iniciativa propõe um novo olhar para o desenvolvimento do Espírito Santo até 2035, com base em inovação, sustentabilidade e escuta ativa da sociedade.
Advogado por formação e uma das figuras mais emblemáticas do empreendedorismo brasileiro, Jorge Gerdau Johannpeter nasceu no Rio de Janeiro e foi radicado no Rio Grande do Sul. É bisneto de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, relojoeiro alemão que imigrou para o Brasil e fundou, em 1901, uma fábrica de pregos. Com a aquisição da Usina Riograndense, em 1948, o negócio familiar viria a se tornar uma das maiores produtoras de aço do mundo.
Gerdau dedicou mais de 70 anos à Companhia Gerdau, iniciando sua trajetória na empresa ainda jovem, passando por diversas áreas até assumir a presidência em 1983, cargo que ocupou por mais de duas décadas. Foi o responsável por liderar o processo de internacionalização da instituição, com destaque para a aquisição da Açominas e a entrada no mercado norte-americano.
Defensor da gestão profissional e da busca contínua pela excelência, implementou os princípios do TQC (Total Quality Control) na companhia, com foco em dados, metas, capacitação e aumento da produtividade. Sob sua liderança, a Gerdau se tornou referência em sustentabilidade e economia circular, sendo pioneira no uso de sucata metálica como matéria-prima. Todas as políticas adotadas ao longo de sua direção acabaram se tornando o que hoje é conhecido como ESG.
Entre 2007 e 2021, presidiu o Conselho de Administração da Gerdau, mantendo sua atuação estratégica. Também fundou o Movimento Brasil Competitivo (MBC), voltado à melhoria da gestão pública e da competitividade nacional. Atualmente, é presidente do conselho do MBC e membro da família do bloco de controle da Gerdau. É autor do livro A Busca, no qual compartilha os valores que marcaram sua trajetória e que seguem norteando sua atuação em projetos de impacto social.
Plano ES 500 Anos
O Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo — ES 500 Anos nasce do compromisso com uma nova visão de futuro para o Espírito Santo, construída com a participação ativa de diversos setores da sociedade. Ao longo de 2024, foram realizadas oficinas regionais em 10 microrregiões capixabas, 34 oficinas temáticas e 120 entrevistas com especialistas de diferentes áreas. Mais de 1.700 pessoas contribuíram diretamente para a construção do plano, representando mais de 230 instituições, órgãos públicos e empresas.
A metodologia utilizada no ES 500 Anos foi desenvolvida pela consultoria Symnetics, baseada em uma abordagem orientada por missões. Esse modelo coloca os desafios sociais no centro do planejamento, definindo metas definidas e prazos específicos para sua superação, com ações coordenadas entre diferentes setores da sociedade.
Engajamento digital e colaborativo
Outro destaque da iniciativa é a Comunidade ES 500, uma plataforma digital e interativa que reúne atualmente mais de 220 integrantes. O objetivo é ampliar a participação da população capixaba no processo de desenvolvimento do estado, permitindo que cidadãos proponham ideias, participem de debates e acompanhem decisões.
A plataforma oferece ferramentas como consultas públicas, processos colaborativos de criação e fóruns de deliberação coletiva. Também estão previstos fóruns de debate, laboratórios de inovação e encontros periódicos para avaliação das propostas apresentadas.
Nailson Dalla Bernadina, presidente do Espírito Santo em Ação e diretor-executivo do Sicoob ES, explica que o plano simboliza o compromisso com o futuro do estado, baseado em diálogo aberto com diferentes setores. “O documento foi desenvolvido com premissas bem estruturadas, mas sabemos que uma governança forte exige diálogo constante. Para isso, contamos com o apoio da Comunidade ES 500″, afirma.
Álvaro Duboc, secretário de Estado de Economia e Planejamento, destaca que o grande diferencial do plano é a participação social: “Este não é um plano de governo, e sim um plano de Estado, construído em parceria com a sociedade.”
Compromisso com o futuro
Instituída pela Lei 12.375/2025, a governança do ES 500 é composta por instâncias integradas, complementares e representativas. Sua estrutura organizacional está distribuída em funções consultivas, deliberativas e executivas, o que fortalece o diálogo entre os setores público, privado, academia e sociedade civil em todas as regiões do Espírito Santo, funcionando como uma plataforma de atuação para lideranças comprometidas com a transformação do Estado.
Além disso, o plano é estruturado com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando a conexão do Espírito Santo com a agenda global de desenvolvimento.
Apresentação e entrega do Plano ES 500 Anos
Data: 3 de julho (quinta-feira)
Horário: 14h30 às 17h
Local: Cais das Artes, na Rua Judith Maria Tovar Varejão, Enseada do Suá, Vitória. Entrada do evento localizada em frente à Secretaria de Estado da Saúde do ES.
As vagas são limitadas. Inscreva-se e confira a programação completa: http://bit.ly/sympla_lacamento_es500anos

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *