Feira da construção destaca inovação e sustentabilidade como pilares para o futuro das cidades

 Feira da construção destaca inovação e sustentabilidade como pilares para o futuro das cidades
Segunda edição da ES Construção Brasil começou ontem (16) e segue até sexta-feira (18), no Pavilhão de Carapina, com previsão de movimentar R$ 600 milhões em negócios
A segunda edição da ES Construção Brasil começou ontem (16) destacando o papel estratégico da inovação e da sustentabilidade na construção como motores do desenvolvimento urbano e do futuro das cidades. A previsão é de que o evento, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), movimente cerca de R$ 600 milhões em negócios futuros ao longo de um ano e receba 18 mil visitantes em três dias.
Autoridades, empresários e dirigentes de entidades representativas participaram da solenidade de abertura, realizada no primeiro dia de evento. O presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, destacou que a realização da feira mostra a força da cadeia produtiva da construção, que reúne indústrias de 14 segmentos que impulsionam a economia capixaba. Ele também lembrou que o tema desta edição, inovação e sustentabilidade, reflete a construção como peça-chave para cidades cada vez mais sustentáveis.
O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, mencionou a relevância da cadeia da construção para o desenvolvimento do Estado. “A construção civil é uma das indústrias mais importantes do Estado. É geradora de muito emprego, de muita prosperidade, e que contribui na organização das nossas cidades e do nosso Estado”.
Para Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), o evento é um importante espaço para reunir as inovações da área. “Acredito que uma das tendências e demandas de mercado capazes de agregar valor às entregas do setor da construção civil não apenas no estado, mas em todo o país, serão as obras mais limpas e sustentáveis. Pensar nos projetos que estão sendo feitos com esse olhar com certeza será o diferencial das empresas”.
O presidente-executivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, destacou o papel estratégico da feira na aproximação entre o segmento e o consumidor. “O evento mostra o setor da construção para os consumidores do Espírito Santo. Acho que o segmento, por toda a sua importância na economia capixaba e na economia brasileira, merece um evento dessa magnitude”, afirmou.
  
Cidades do futuro
O painel de abertura “Cidades Planejadas e Sustentáveis” deu o tom da feira, reunindo especialistas para discutir os caminhos do urbanismo em um cenário de crescimento acelerado.
Um dos painelistas, o sócio-diretor da Urban Systems, Paulo Takito, destacou a importância do planejamento para uso misto – que combina residências, comércio, escritórios e serviços em uma mesma área –, e da inteligência coletiva. “Cidades inteligentes começam com pessoas inteligentes, que trabalham em conjunto”.
O consultor de projetos e segurança da Eytan Magal/SP, Diogo Henrique, também integrou o painel e abordou o conceito de smart communities, defendendo um modelo de planejamento com tecnologias digitais. Já o sócio-fundador do Studio Plantar Ideias, Felipe Stracci, ressaltou os benefícios diretos da sustentabilidade no cotidiano urbano. “Uma cidade sustentável se desenvolve mais rapidamente, de forma mais fluida, e, com isso, economizamos — principalmente tempo”.
Hugo Serra, sócio-fundador da Status Urbanismo, lembrou que durante décadas o urbanismo era pensado para carros, viadutos, ruas e mais ruas. “Os conceitos atuais de urbanismo visam diminuir a dependência do carro e gerar espaços mais agradáveis para deslocamentos”. A head de Smart Cities e Infraestrutura do CTE, Myriam Tschiptschin, pontuou: “Quando falamos de cidades resilientes e sustentáveis, isso está diretamente ligado ao negócio e à lucratividade do empreendimento”.
A feira
A ES Construção Brasil tem entrada e estacionamento gratuitos e reúne, até sexta-feira (18), 150 expositores e mais de 50 horas de programação com conteúdos técnicos e oportunidades de networking. A programação completa está disponível no site: https://esconstrucaobrasil.com.br/
A segunda edição da feira traz o tema “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades” e destaca o uso de tecnologia e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), consideradas fundamentais para o crescimento responsável do setor.
A feira é realizada pelo Sinduscon-ES, organizada pela Vozes, com a correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Os patrocinadores são: Crea-ES, Banestes, Bandes, Caixa e Governo Federal, Sicoob, MRV e ES Gás. O evento conta ainda com o apoio do Sebrae-ES, Findes, Sesi, Senai, Aderes, Mútua, Confea, CAU, Acomac/Sindimat, Marca Ambiental, Quality Hotel Aeroporto Vitória e Let’s Atlântica.
SERVIÇO 
2ª ES Construção Brasil  
Data: até sexta-feira (18)
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Carapina
Realização: Sinduscon-ES
Informações e inscrições: https://esconstrucaobrasil.com.br/
Entrada e estacionamentos gratuitos 
 

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *