Parceria entre Hospital e Polícia Científica garante emissão de RG para paciente internado há 20 anos sem documento

 Parceria entre Hospital e Polícia Científica garante emissão de RG para paciente internado há 20 anos sem documento

Uma ação conjunta entre o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha, e a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) garantiu um direito fundamental a um paciente internado na unidade: a emissão de sua Carteira de Identidade (CI), após mais de duas décadas sem o documento.

Romildo de Oliveira deu entrada no hospital como Paciente Sem Documento (PSD). Durante o atendimento da equipe multiprofissional do HABF, foi identificado que ele estava há pelo menos 20 anos sem possuir o Registro Geral (RG), documento essencial para o exercício da cidadania no Brasil.

A assistente social do hospital, Natureza Vieira, foi quem iniciou o processo para garantir a emissão do documento. “Entendemos que o acesso à documentação civil é um direito fundamental e uma condição essencial para garantir o acesso a diversos serviços, como benefícios sociais, continuidade do tratamento de saúde e inclusão em políticas públicas”, afirma.

A emissão da nova identidade foi viabilizada por meio do projeto Identidade Solidária, da PCIES, que oferece atendimento especial a pessoas em situação de vulnerabilidade e com dificuldades de locomoção até os postos de identificação. No dia 25 de junho, dois peritos oficiais-criminais estiveram no hospital para realizar a coleta de dados e impressões digitais do paciente.

“O projeto tem o objetivo de inclusão. Trabalhamos para que pessoas vulneráveis ou que não tenham condições de ir a um posto de identificação consigam ter acesso à carteira de identidade”, explica o perito criminal Perli Gomes, um dos responsáveis pelo atendimento.

Para a assistente social, a ausência do RG representa uma barreira não apenas prática, mas simbólica: “Essa ação está em consonância com o compromisso da atuação do assistente social em defender os direitos humanos e promover a dignidade dos sujeitos atendidos”, conclui Natureza Vieira.

A iniciativa reforça a importância de parcerias interinstitucionais na promoção da cidadania e do acesso a direitos básicos, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.

Foto: comunicação Secom/ES

Postagem relacionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *