Parque Cultural Casa do Governador participa de feira internacional de arte no Rio de Janeiro com recursos de acessibilidade
Acervo Parque Cultural casa do Governador, Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, Governo de Estado do Espírito Santo – Foto: Edson Chagas @edsonchagas
O espaço cultural localizado em Vila Velha é um dos expositores da ArtRio 2025 e levará para o evento maquetes táteis de quatro obras
O Parque Cultural Casa do Governador participará da ArtRio 2025 – Feira de Arte do Rio de Janeiro. O evento acontece de 10 a 14 de setembro na Marina da Glória e o estande do Parque estará no Pavilhão Mar, box 8.
Reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina, a ArtRio chega, em 2025, à sua décima quinta edição. Desde seu início, em 2011, a Feira de Arte do Rio busca incentivar a visitação de museus, galerias e instituições e, também, realiza atividades educativas e culturais.
A proposta do evento é alinhada aos valores do Parque Cultural Casa do Governador, que levará para a feira um estande com recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual e auditiva possam conhecer o espaço. O objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva que fortaleça o diálogo entre arte contemporânea, tecnologia, diversidade cultural e sociedade, aproximando visitantes do processo criativo dos artistas e promovendo reflexão, aprendizado e engajamento.
Para isso, quatro obras do Parque foram confeccionadas em forma de maquetes táteis: “Vestígios”, de Kyria Oliveira; ICEBERG [Antropobsceno], de Fernando Velázquez; “Movimento à Tecnologia”, de Natan Dias; e “OJIJI”, de Siwaju. Isso permitirá que pessoas cegas ou com baixa visão possam tatear as obras e ouvir audiodescrição delas.
As obras e o estande, assim como os conteúdos de audiodescrição e Libras, foram criados com a consultoria da Rede Museus Acessíveis, especializada em promover acessibilidade em museus e espaços culturais.
Produzidas em base ampliada e com legendas em Braille, as maquetes táteis permitirão que todos os visitantes experienciem o relevo, forma e dimensão das obras reproduzidas. A audiodescrição estará disponível via QR Code para todos em faixas em áudio com a apresentação do Parque, descrição do espaço e das obras reproduzidas, acessível via QR Code. Haverá também videoguia em libras apresentando o Parque e monitores treinados para receber todos os públicos.
Programação
No dia 11 de setembro (quinta-feira), às 14h, acontece o Keynote Institucional, momento em que será apresentada a proposta do Parque Cultural Casa do Governador e discutida a importância da arte como ferramenta de transformação nas cidades. A fala será conduzida pelo secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha. Em seguida, o secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, fará uso da palavra. O encontro será encerrado com 10 minutos destinados a perguntas do público.
Ainda no dia 11, às 17h, o Secretário Fabrício Noronha e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande estarão no estande do Parque Cultural Casa do Governador para uma conversa aberta com o público.
Além de conhecer as obras por meio de uma experiência sensorial e interativa, o público também poderá interagir com os artistas cujas obras estão presentes no Parque e que estarão com suas obras reproduzidas no estande. Estes encontros serão mediados pelo curador do Parque, Omar Salomão. Também está prevista a participação de alunos de instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual e auditiva.
Na quinta-feira, dia 11, Kyria Oliveira, criadora da obra “Vestígios”, estará no estande às 15h30 para um diálogo sobre referências, técnicas e processo criativo. Na sexta, dia 12, às 14h, Siwaju apresenta sua obra “OJIJI” em uma conversa sobre ancestralidade, identidade e cultura afro-diaspórica.
Ainda na sexta, às 15h30, Natan Dias, autor de “Movimento à Tecnologia”, conversa com o público sobre arte e tecnologia. No sábado, dia 13, às 15h30, questões ambientais e a efemeridade da arte serão trabalhadas por Fernando Velázquez, que apresentará os conceitos de sua obra “ICEBERG [Antropobsceno]”.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
SERVIÇO
ArtRio 2025
15ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro
Local: Marina da Glória. Avenida Infante Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro
Estande do Parque Cultural Casa do Governador: Pavilhão Mar, box 8
Datas e horários:
-
Dia 10 – Quarta-feira: 14h às 20h (para convidados)
-
Dia 11 – Quinta-feira: 13h às 20h
-
Dia 12 – Sexta-feira: 13h às 20h
-
Dia 13 – Sábado: 14h às 20h
-
Dia 14 – Domingo: 14h às 20h
Confira a programação:
Dia 11 – Quinta-feira
14h – Keynote Institucional com apresentação da proposta do Parque Cultural Casa do Governador conduzida pelo Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha. Em seguida, o Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, fará uso da palavra. O encontro será encerrado com 10 minutos destinados a perguntas do público.
15h30 – Kyria Oliveira apresenta a obra “Vestígios”. Interação com a artista em um diálogo sobre referências, técnicas e processo criativo. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
17h – O secretário Fabrício Noronha e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande estarão no estande do Parque Cultural Casa do Governador para uma conversa aberta com o público.
Dia 12 – Sexta-feira
14h – Siwaju, criadora da obra “OJIJI”, conversa sobre ancestralidade, identidade e cultura afro-diaspórica. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
15h30 – Natan Dias, de “Movimento à Tecnologia”, promove um diálogo sobre a relação entre arte e tecnologia. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
Dia 13 – Sábado
15h30 – Fernando Velázquez, criador da obra “ICEBERG [Antropobsceno]”, interage com o público explorando questões ambientais e a efemeridade da arte. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.

