Casas inteligentes, lago biológico e areia sustentável estão entre as novidades da 2ª edição da ES Construção Brasil

Já pensou em receber um loft pronto e totalmente automatizado no seu endereço, transportado por uma carreta? Isso virou realidade para um aposentado que visitou a ES Construção Brasil – maior feira da construção do Espírito Santo que termina hoje (18) – e comprou uma das casas modulares em exposição. A solução prática e sofisticada, feita a partir de estrutura metálica e painéis de fibra de poliuretano, é um dos destaques da segunda edição do evento, realizado no Pavilhão de Carapina.
A casa, um produto da empresa Locares, foi projetada para atender às necessidades do dia a dia de forma otimizada. O imóvel modular tem 24 metros quadrados de área interna com suíte, cozinha, sala e banheiro, além de uma varanda. Ele é entregue preparado com instalações elétricas, hidráulicas, além da possibilidade de ser automatizado com sistema de TV, som e iluminação.
O arquiteto Heliomar Venâncio assina o projeto do loft e explica que é uma tendência o uso de estrutura modular como moradia. “Atualmente, tem crescido a demanda por residências práticas, leves e sustentáveis. Um loft pode ser construído em até 15 dias, de acordo com o projeto, e segue direto da fábrica para o endereço do cliente”. O valor promocional da casa, exclusivo para participantes do evento, é de R$ 200.000.
Novidades
Em sintonia com o tema central da segunda edição – “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades” –, novidades expostas na feira chamam a atenção do público. Areia sustentável, chalés e casas de alto padrão automatizadas e construídas em tempo recorde, além de um lago biológico, estão entre os atrativos apresentados pelos expositores.
O reaproveitamento de materiais descartados durante o processamento do minério motivou o surgimento de um novo produto para uso na construção, a areia sustentável. A novidade foi apresentada pela Eco Tech Supply, que recentemente recebeu a certificação EPD (Declaração Ambiental do Produto). O produto pode ser usado para argamassa de assentamento e revestimento, para base de pavimentação, na fabricação de pré-moldados e na composição de concreto estrutural.
Outro destaque para quem passa pela área expositiva da feira é a construção em tempo real de um chalé de 20 metros quadrados, a partir de um sistema de arquitetura modular, com direito à varanda e lago biológico. O trabalho de montagem começou na quarta-feira (16) e será concluído nesta sexta-feira. A unidade, apresentada pelo Grupo bioModular, será totalmente automatizada, com instalação elétrica, tratamento acústico, isolamento térmico e já estará pronta para morar.
Além do chalé, o grupo apresenta no evento uma casa tecnológica. “A construção de um módulo, como o que está sendo exibido na feira, é feita dentro de uma fábrica independente de intempéries, com toda tecnologia necessária. Usamos painéis pré-fabricados e a produção é padronizada em escala. Dependendo do projeto, podemos levar 12 dias na produção de uma unidade. A experiência de construir um chalé em três dias é inédita para nós”, contou o sócio-diretor do grupo bioModular, Walace Sartori.
Já a Isocil apresenta uma casa de alto padrão sem o uso de alvenaria. A edificação da casa foi feita com Monolev, um painel monolítico composto por núcleo em EPS e revestido por duas malhas de aço galvanizadas e eletrosoldadas, unidas por mais de 240 pinos de conexão. O gerente administrativo da Isocil, indústria de EPS (Poliestireno Expandido), Leonardo Cypreste, explica que a empresa tem produtos para a construção que vão desde a fundação da obra até o acabamento fino, como molduras e elementos decorativos, tudo em EPS.
“A aplicação do produto não tem limite. Nós temos atendido à demanda para a construção de anfiteatros, casas de alto padrão dentro de condomínios e até edifícios. Tudo construído com os nossos painéis. Hoje vivemos uma escassez de mão de obra e essa tecnologia vem também como uma solução para esse problema”, detalhou.
A feira
A ES Construção Brasil tem entrada e estacionamento gratuitos e reúne 150 expositores, além de uma programação com conteúdos técnicos e oportunidades de networking. A programação completa está disponível no site: https://esconstrucaobrasil. com.br/
A segunda edição da feira destaca o uso de tecnologia e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), consideradas fundamentais para o crescimento responsável do setor.
O evento é uma realização do Sinduscon-ES, organizado pela Vozes, com a correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Os patrocinadores são: Crea-ES, Banestes, Bandes, Caixa e Governo Federal, Sicoob, MRV e ES Gás. Conta ainda com o apoio do Sebrae-ES, Findes, Sesi, Senai, Aderes, Mútua, Confea, CAU, Acomac/Sindimat, Marca Ambiental, Quality Hotel Aeroporto Vitória e Let’s Atlântica.
SERVIÇO
2ª ES Construção Brasil
Data: 16 a 18 de julho (termina hoje)
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Carapina
Realização: Sinduscon-ES
Informações e inscrições: https://esconstrucaobrasil. com.br/
Entrada e estacionamentos gratuitos
